Animação da Doença Hepática: Efeitos da Hepatite B

Quando uma pessoa tem infecção crónica pelo vírus da hepatite B, o vírus multiplica-se e ataca lentamente o fígado, ao longo do tempo. Esta situação pode levar a doença hepática, nomeadamente fibrose/cirrose, cancro do fígado e/ou insuficiência hepática. Todas estas situações diminuem a capacidade do fígado para funcionar e para se regenerar.1

Seleccione uma das imagens em baixo para ver o vídeo animado, que mostra como é que o fígado de uma pessoa com infecção crónica, que não está a fazer tratamento, é afectado pelo vírus da hepatite B ao longo do tempo, e qual seria o aspecto se a hepatite B atacasse um objecto do nosso dia-a-dia, como uma laranja ou uma planta num vaso, por exemplo.

Please click here to download flash player.

Se bem que não haja cura para a hepatite B crónica, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a inverter a doença hepática, nomeadamente a fibrose/cirrose, bem como a prevenir complicações hepáticas mais graves, nomeadamente o cancro do fígado e a insuficiência hepática.

Referências

1 The Association of British Pharmaceutical Industry. Target Hepatitis – The Liver in Health and Disease. Disponível em http://www.abpi.org.uk/publications/publication_details/targetHepatitis/liver.asp. Acedido a 13 de Abril de 2009.