Fazer os Testes

Teste Hepatites

A hepatite B transmite-se pessoa-a-pessoa através do sangue e dos fluidos orgânicos

Uma vez que 30% das pessoas que se infectam com o vírus na idade adulta nunca têm quaisquer sintomas de hepatite B,1 a única maneira de ter a certeza se tem o vírus é fazer uma análise de sangue para despiste da hepatite B (teste da hepatite B). Consulte Será que posso ter hepatite B? se pensa que pode estar em risco.

Para fazer esta análise deverá consultar um médico. A análise de sangue para despiste da hepatite B (teste da hepatite B) vai determinar se é portador do vírus e dar a conhecer ao médico informação importante sobre a forma como o vírus está a afectar a sua saúde.

Se estiver infectado com o vírus, o médico dir-lhe-á se tem hepatite B aguda ou hepatite B crónica.

A hepatite B aguda pode durar de algumas semanas a alguns meses.2 A maioria das pessoas com infecção aguda recupera totalmente, sem quaisquer problemas de saúde residuais.3

A hepatite B crónica é mais grave. A hepatite B crónica pode evoluir para doença hepática mais grave, incluindo cancro do fígado. Cerca de 15 a 25% das pessoas com hepatite B crónica vão, eventualmente, morrer da doença.4 É urgente que as pessoas que têm ou que estão em risco de ter hepatite B crónica consultem o seu médico assistente, façam análises e sejam tratadas.

Além de lhe dizer se tem o vírus ou se a hepatite é aguda ou crónica, o médico poder-lhe-á dizer qual a quantidade de vírus que há no seu sangue. Em termos médicos, isto é designado por carga viral. Embora não haja cura para a hepatite B, certos medicamentos podem ajudar a controlar a doença, ao reduzirem a quantidade de vírus no seu sangue. Uma carga viral menor significa que tem menos probabilidades de sofrer de uma lesão hepática grave.

Existem outros testes para despiste da hepatite B que proporcionam ao médico informação que lhes permite avaliar se o doente tem lesão hepática.

Estas análises são complexas, pelo que deve pedir ao seu médico que lhe explique os resultados.

Referências

1 Centro de Controlo de Doenças, http://www.cdc.gov/ncidod/diseases/hepatitis/b/fact.htm, acedido a 22 de Junho de 2007
2 Fundação Hepatite B, http://www.hepb.org/professionals/acute_vs._chronic_hbv.htm, acedido a 1 de Agosto de 2007
3 Fundação Hepatite B, http://www.hepb.org/professionals/acute_vs._chronic_hbv.htm, acedido a 1 de Agosto de 2007
4 Departamento de Saúde Wyoming, http://wdhfs.state.wy.us/aids/hepbasics.html acedido a 6 de Setembro de 2007